segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pela primeira vez, seca a nascente do rio São Francisco, em MG


A nascente do rio São Francisco, que está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, está seca. Segundo o chefe do parque, diretor Luiz Arthur Castanheira, o evento é inédito e o motivo para isso foi a sucessão de secas que atingem a região há pelo menos três anos.
O parque contém 200 mil hectares de área além de preservar as nascentes do São Francisco conserva também outros monumentos naturais.
Castanheira afirmou que, apesar da nascente seca, o curso do rio que se estende por 2.700 km, de Minas até a divisa entre os Estados de Alagoas e Sergipe não está ameaçado, já que outros rios e riachos o alimentam.
O presidente do Comitê da Bacia do rio defende que, independente das mudanças climáticas, a questão é emergencial e, para ser amenizada, deve-se mexer no modelo da bacia enérgica do São Francisco, realizando um grande pacto das águas.
Anivaldo Miranda pontuou ainda que o poder público deve tratar a bacia hidrográfica com prioridade por ser uma das principais do Brasil e estar entre as mais vulneráveis.
Diante dessa situação crítica, que na visão do especialista começou a se agravar em abril do ano passado, o Comitê da Bacia do São Francisco vai realizar audiências públicas com pessoas diretamente ligadas à bacia. O diálogo terá duração de 18 meses e será feito com o governo federal, municípios, usineiros, mineradores, pescadores, população nativa das comunidades ribeirinhas e comunidade civil. O objetivo das audiências será discutir sobre o futuro da bacia e apresentar a urgência de investir na recuperação hídrica do São Francisco.
Fonte das fotos: G1 e Jornal O Globo

0 comentários:

Postar um comentário