domingo, 20 de maio de 2012

Pernambuco apresenta queda no número de turistas do exterior


Pernambuco é o oitavo estado do Brasil que mais recebe turistas do exterior. Os dados foram divulgados, na última semana, pelo Ministério do Turismo e o estado continua na mesma posição que em 2010. No entanto, os números diminuíram: enquanto que em 2010 Pernambuco recebeu 85.336 pessoas, em 2011 os que chegaram configuraram um total de 79.835 turistas. A principal via de acesso ao Estado continua sendo através dos aeroportos, mas o relatório apresenta um dado que chama atenção: enquanto que em 2010, 23.444 pessoas entraram em Pernambuco por vias marítimas, em 2011 o número caiu para16.483 - uma queda de 30%.
Os dados que dizem respeito ao mar apresentaram importantes variações nos dois últimos anos. Enquanto que nos estados do Nordeste os números caíram, na região Sul houve um aumento importante com grande destaque para Santa Catarina, que em 2010 recebeu 1.788 pessoas e em 2011 teve impressionantes 22.502 turistas estrangeiros chegando através do mar. No entanto, é preciso avaliar com cuidado esses números já que, na contabilização de dados das vias marítimas, temos algumas condicionantes: "No caso de cruzeiros, os turistas fazem o procedimento migratório na primeira 'parada' e não são contados novamente nos registros da Polícia Federal nas paradas seguintes", explica o Ministério do Turismo.
Os números positivos em Santa Catarina já eram esperados e vinham sendo planejados desde 2003, é o que explica Valdir Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur): "Nós trabalhamos com planos de marketing específicos em lugares emissivos de destaque e, além disso, aumentamos as estruturas receptivas - o que faz com que as companhias marítimas comecem a operar com maior frequência tendo Santa Catarina como destino", justifica. O estado tem planos específicos para três grupos de países: na América do Sul o foco é: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia e Colômbia. Na Europa, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha e, por último, mas não menos importante, Estados Unidos e Canadá. A proximidade geográfica, sobretudo com os países do sul do continente é ponto de vantagem na hora da escolha de Santa Catarina como destino.

0 comentários:

Postar um comentário